Pular para o conteúdo

Júpiter mais perto da Terra do que há décadas – Veja a olho nu

Compartilhe:

Júpiter
Júpiter e sua icônica Grande Mancha Vermelha, que é uma explosão constante maior que a Terra. Fonte: Noirlab

O misterioso e gigante gasoso vai ficar tão próximo da Terra como não esteve nos últimos 59 anos, na segunda-feira, dia 26 de setembro de 2022 e por isso está bem visível a olho nu.

Júpiter está em processo de aproximação da Terra desde 1963, e na segunda-feira, ele estará na distância de 590.629.248 quilômetros da Terra e em seu ponto mais distante, ele fica à 965.606.400 de quilômetros, com informações da NASA.

“Júpiter está tão brilhante que uma coisa muito legal é que mesmo em uma cidade, no meio de uma cidade brilhante, você pode vê-lo” ; “Então, eu diria que é uma coisa boa para aproveitar e olhar, não importa onde você esteja.”, disse Alphonse Sterling, astrofísico da NASA. Ele relata que Júpiter pode ser visto facilmente desde que não esteja próximo do sol.

Ele também informa que há alguns dias atrás, foi possível ver as maiores luas com um simples binóculo, que tenha com zoom 7x e lente objetiva de 50 mm. As 4 luas satélites galileanos de Júpiter são: Io, Europa, Ganimedes e Calisto. Essa referência se dá pelo fato de que Galileu Galilei as descobriu há mais de 400 anos. As 4 estão entre as 79 luas encontradas até hoje pelo meio científico sendo 53 delas já nomeadas.

Júpiter e suas luas Io, Europa, Ganimedes e Calisto
Júpiter e as luas Io, Europa, Ganimedes e Calisto em foto tirada pela sonda Juno.

O ideal para a observação de Júpiter é um telescópio, mas como mencionado um binóculo já cumpre o papel de ferramenta de observação, porém é necessário controle da respiração e mãos firmes para não desfocar as imagens.

“Eu definitivamente podia ver as luas, você sabe, ao lado de Júpiter parecendo pequenas estrelas” ; “Então, isso é uma coisa divertida que pode ser feita. Isso é certamente mais fácil agora do que seria se Júpiter estivesse mais distante.” disse Sterling.

A próxima vez que Júpiter estará tão perto como agora da Terra, será em 2129.

Ver Júpiter a olho nu

É possível ver Júpiter a olho nu hoje, dia 25 de setembro de 2022 a partir das 19 horas. Ele é o astro com luz mais intensa depois da lua. A intensidade será maior na madrugada do dia 26.


Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *