Pular para o conteúdo

Nave da NASA tem colisão com asteroide propositalmente com transmissão ao vivo

Compartilhe esta notícia:

O projeto Double Asteroid Redirection Test (DART) da NASA, é um ousado exercício da Agência que vai acontecer dia 26 de setembro de 2022. O objetivo é colidir uma espaçonave no asteroide Dimorphos, que orbita outro asteroide maior, com nome de Didymos.

Missão Dart NASA

A intenção da NASA, é que com o impacto no asteroide “lua”, a rota do Didymos seja alterada. Caso o exercício surte o efeito esperado, ele só poderá ser observado no mínimo dentro de alguns meses. Muitos podem se perguntar se esse asteroide está em rota de colisão com a Terra. A resposta é: não. A NASA informa que o asteroide não oferece risco ao nosso planeta, porém esse exercício será um ótimo teste para desenvolver as defesas contra possíveis asteroides ou cometas que possam estar em rota de colisão conosco.

A espaçonave DART foi lançada em novembro de 2021, pesa 600 kg e dia 26/09/22, no momento que colidir com o asteroide Dimorphos, que tem 160 metros de diâmetro, estará a 11 milhões de km da Terra. A velocidade da espaçonave é incrível, com 6,1 km por segundo. O asteroide Didymos, o qual Dimorphos orbita, tem cerca de 780 metros de diâmetro.

Primeira missão de defesa planetária da NASA

Essa é a primeira missão da história quando o assunto é nossa defesa planetária, onde um impacto intencional e calculado é feito com uma aeronave autônoma. Com os resultados desse exercício, será possível saber o quão perto estamos de nos defender de possíveis asteroides e cometas que invariavelmente possam causar danos à nos.

Impacto foi transmitido ao vivo

missão Dart NASA ao vivo

A NASA equipou a espaçonave com uma câmera para transmitir o impacto da DART ao vivo. Além disso, os pequenos satélites LEIA e LUKE, que estão em distância segura do impacto, também irão registrar o evento. Esse momento é importante para cientistas do mundo todo e também para entusiastas do meio espacial e acompanhar ao vivo é algo sem igual.

Para fazer parte dos espectadores, bastava fazer a inscrição no link acima. Agora, ao clicar nele, você tem acesso ao vídeo completo do momento.


Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Índice ↓