Pular para o conteúdo

Missão Crew-6 da NASA pela SpaceX decola com sucesso

Compartilhe esta notícia:

A missão Crew-6 da SpaceX para a NASA decolou com sucesso na madrugada de hoje, dia 2 de março, via foguete Falcon 9 com quatro astronautas a caminho da Estação Espacial Internacional (ISS).

decolagem Falcon 9 na Crew-6 da NASA
Decolagem do foguete Falcon 9 na missão Crew-6. Imagem: NASA

É planejado que o foguete se acople na ISS na manhã de quinta-feira, dia 3 de março. A decolagem aconteceu às 2:34 da manhã no horário de Brasília no Pad 39A, que fica em Kennedy Space Center da NASA, localizado na Flórida. Confira o momento da decolagem abaixo:

Esse é o nono voo tripulado da SpaceX, e ele leva os astronautas que irão substituir os astronautas da missão Crew-5, que atualmente estão na ISS. A cápsula que abriga os astronautas, que é a Crew Dragon Endeavour, faz seu quarto voo.

O primeiro estágio do Falcon 9 iniciou o retorno à Terra cerca de 2 minutos e 40 segundos após a decolagem e pousou no navio-drone da SpaceX. Foi o primeiro voo desse propulsor reutilizável.

“Só quero dizer, como um piloto novato, que foi um passeio e tanto. Obrigado!”, disse Woody Hoburg, piloto do foguete, logo após a separação do primeiro estágio da espaçonave. Ele acrescentou que o foguete é “um milagre absoluto da engenharia, e me sinto tão sortudo por poder voar nesta máquina incrível”.

Além do piloto, o Sultão Al Neyadi, aviador espacial dos Emirados Árabes Unidos e o cosmonauta Andrey Fedyaev da Rússia fazem sua primeira missão espacial. Já o comandante da missão, Stephen Bowen, da NASA, já foi até a ISS por três vezes. Essa missão será a maior do comandante na ISS. Seu grupo ficará na estação por seis meses até que o próximo grupo substituirá o dele.

Essa que é a sexta missão do programa comercial Crew, da NASA leva o grupo que irá substituir uma tripulação da NASA em parcerias com a Agência Espacial Russa, Roscosmos, a empresa Axiom Space, que tem sede em Houston, Estados Unidos e com o Mohammed bin Rashid Space Center, dos Emirados Árabes Unidos.

É programado que o grupo chegue na ISS às 3:17 da manhã do dia 3 de março, no horário de Brasília. O grupo da missão Crew-5 deve partir da estação espacial em seis dias e deixar os tripulantes da Crew-6 até que a Crew-7 os substitua, daqui 6 meses.


Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *