Pular para o conteúdo

Morre astronauta recordista que teve viagem mais longa no espaço

Compartilhe esta notícia:

Morre hoje, dia 20 de setembro de 2022, o astrounauta russo Valeri Polyakov aos 80 anos. Polyakov entrou para a história como a pessoa que passou mais tempo seguido no espaço. Essa fato aconteceu entre 1994 e 1995 na estação espacial Mir. A viagem durou 437 dias e teve objetivo de ser analisado quais as consequências para a saúde de uma pessoa ao passar um longo período no espaço, para planejamento de viagens até Marte.

Morre astronauta Valeri Polyakov que passou mais tempo no espaço

As análises dos dados obtidos nessa longa viagem espacial resultaram que não houveram consequências nas funções mentais e cognitivas do astronauta. Polyakov ganhou durante títulos importantes por seus feitos, como por exemplo o de herói da União Soviética e também de piloto-comonauta da URSS.

Antes de se tornar astronauta, Polyakov que nasceu em 1942 na cidade de Tula, se formou como médico e teve sua primeira missão espacial em 1988 já com um grande feito: passou 241 dias seguidos em órbita. Seis anos depois, ele se tornou o recordista em passar mais tempo em órbita, recorde que dura até hoje.

Seu período em órbita foi equivalente a uma viagem de ida e volta a Marte, totalizando mais de 7000 voltas em torno da Terra.

A Roscomos, que é corporação estatal da Federação Russa, informou a morte de Valeri Polyakov sem dizer qual a causa e afirmou que o astronauta foi peça importante na pesquisa sobre os efeitos ao corpo humano em viagens espaciais.


Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *