Pular para o conteúdo

SpaceX lança 40 satélites de internet da OneWeb. Entenda

Compartilhe esta notícia:

Um foguete Facon 9 da SpaceX levou 40 satélites de internet da empresa britânica OneWeb para órbita na quarta-feira (9/03). A decolagem do foguete aconteceu na Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral, na Flórida, quinta-feira, às 16:13 no horário de Brasília.

SpaceX Falcon 9 no lançamento dos 40 satélites de internet da OneWeb dia 9 de março de 2023. Imagem: SpaceX

O Falcon 9 é um foguete reutilizável de dois estágios e o primeiro estágio retornou à Terra em cerca de 7 minutos e 50 segundos após decolar. O pouco aconteceu como previsto no Cabo Canaveral. Esse propulsou já realizou 13 voos com esse, segundo a SpaceX.

Enquanto isso, o segundo estágio do foguete seguiu para a órbita baixa da Terra. Em torno de 1 hora após a decolagem se deu início da implantação dos 40 satélites da OneWeb, onde todos foram implantados com sucesso.

A maioria dos satélites da OneWeb foram lançados via foguetes Soyuz com fabricação russa com operação da Arianespace, da França. O conflito entre Rússia e Ucrânia em andamento fez com que os lançamentos feitos com o modelo Soyuz ficassem impossibilitados, forçando a OneWeb buscar outras alternativas.

Como saída, a OneWeb fez acordos com a SpaceX e NewSpace India Limited (NSIL). Esse é o terceiro lançamento da OneWeb com a SpaceX. Já com a NSIL, ela teve um lançamento, via foguete indiano GSLV Mark III.

A OneWeb planeja ter mais de 600 satélites de internet na órbita baixa da Terra, que serão usados por seus clientes espalhados pelo globo. Com essa missão, chamada de OneWeb 17, a empresa tem 582 satélites em órbita, segundo comunicado. A empresa pretende ter apenas mais um lançamento com 40 satélites para completar a sua rede.


Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *