Um foguete Facon 9 da SpaceX levou 40 satélites de internet da empresa britânica OneWeb para órbita na quarta-feira (9/03). A decolagem do foguete aconteceu na Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral, na Flórida, quinta-feira, às 16:13 no horário de Brasília.
O Falcon 9 é um foguete reutilizável de dois estágios e o primeiro estágio retornou à Terra em cerca de 7 minutos e 50 segundos após decolar. O pouco aconteceu como previsto no Cabo Canaveral. Esse propulsou já realizou 13 voos com esse, segundo a SpaceX.
Enquanto isso, o segundo estágio do foguete seguiu para a órbita baixa da Terra. Em torno de 1 hora após a decolagem se deu início da implantação dos 40 satélites da OneWeb, onde todos foram implantados com sucesso.
A maioria dos satélites da OneWeb foram lançados via foguetes Soyuz com fabricação russa com operação da Arianespace, da França. O conflito entre Rússia e Ucrânia em andamento fez com que os lançamentos feitos com o modelo Soyuz ficassem impossibilitados, forçando a OneWeb buscar outras alternativas.
Como saída, a OneWeb fez acordos com a SpaceX e NewSpace India Limited (NSIL). Esse é o terceiro lançamento da OneWeb com a SpaceX. Já com a NSIL, ela teve um lançamento, via foguete indiano GSLV Mark III.
A OneWeb planeja ter mais de 600 satélites de internet na órbita baixa da Terra, que serão usados por seus clientes espalhados pelo globo. Com essa missão, chamada de OneWeb 17, a empresa tem 582 satélites em órbita, segundo comunicado. A empresa pretende ter apenas mais um lançamento com 40 satélites para completar a sua rede.
Sou apaixonado pela tecnologia e acompanho de perto as grandes transformações dos computadores, smartphones e demais aparelhos inteligentes. Por isso, estou sempre atrás das novidades na área, especialmente sobre produtos. Aqui no TeorTech, uni essa paixão com meu gosto por escrever, também alimentado pelos quase 15 anos de experiência em criação de sites, para ajudar os visitantes na descoberta tecnológica.
Contato pessoal: