Pular para o conteúdo

IA pode eternizar as vozes de Darth Vader e de outros personagens

Compartilhe esta notícia:

James Earl Jones, responsável pela icônica e forte voz de Darth Vader, principal vilão de Star Wars, planeja se aposentar. Porém uma novidade boa para os fãs, pode eternizar a voz dele e de outros personagens.

Darth Vader voz por ia

O dublador de Darth Vader, hoje com 91, anos assinou um contrato onde autoriza que sua voz seja arquivada, para que a startup Respeecher, da Ucrânia, use-a por meio de inteligência artificial para recriar novas falas de Darth Vader em Obi-Wan Kenobi, da Disney Plus.

A Respeecher utiliza vozes gravadas para criar um padrão de som idêntico, que pode ser utilizado em falas inéditas, sem a presença do dublador original. Essa opção apareceu após Matthew Wood, que é editor de som da Skywalker Sound, estúdio responsável pelos efeitos sonoros da franquia Star Wars, descobrir que Earl Jones deseja encerrar as dublagens de Darth Vader.

Earl Jones concordou com o processo e permitiu que a Lucasfilms use a voz feita por IA da Respeecher, para compor as falas de Darth Vader. O Estúdio Skywalker Sound solicitou que a voz do vilão para a série Obi-Wan Kenobi, fosse similar as do “vilão do lado negro de Jones de 45 anos atrás”. Por isso, algumas pessoas notaram que a voz de Darth Vader na nova série é bastante similar a títulos anteriores, diferentemente de Ascensão Skywalker, de 2019.

Mesmo que a voz do vilão seja feita por IA, Wood afirma que Jones está presente nas gravações, e é visto como um padrinho de Darth Vader pelo estúdio de som. Os primeiros trabalhos da Respeecher para a Lucasfilms foram em The Mandalorian, que iniciou em 2019 e The Book of Boba Fett, com início em 2021, onde a voz de Luke Skywalker mais jovem foi gerada por IA. Ambas as séries são da Disney Plus.

A Respeecher informa que as vozes de Luke Skywalker foram feitas após utilizar muitos cliples, transmissões de rádio, entrevistas e outras fontes com a voz de Mark Hamill para criar o padrão idêntico.

Vozes de mais personagens podem ser feitas por IA

O início da IA para gerar as vozes de personagens está no início. Com o tempo, visto a evolução dos estúdios e com base nos acordos, onde os direitos de uso das vozes originais sejam repassados, em breve podemos ter muitos personagens com suas icônicas vozes, eternizados.

Ferramentas populares que usam inteligência artificial para simular vozes originais

Já existem ferramentas que criam padrões de voz por IA, e algumas inclusive, são muito utilizadas por celebridades. Isso porque diminui muito o trabalho na criação de vídeos, propagandas e editoriais onde seja necessário ter alguma voz específica. O trabalho de influencers e famosos ganha um grande atalho, pois não precisam se preocupar se estão com uma boa voz no dia da gravação e etc. Algumas dessas ferramentas são: Voicemod , Veritone , Descript e Resemble AI


Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Índice ↓