Pular para o conteúdo

Música falsa de Drake part. The Weeknd criada por IA viraliza e tem mais de 11 milhões de visualizações

Compartilhe esta notícia:

Uma intrigante música criada por inteligência artificial usou as vozes de Drake e The Weeknd e viralizou, tendo mais de 11 milhões de visualizações no TikTok e mais de 250 mil no Spotfy.

Drake e The Weeknd
The Weeknd e Drake Imagem: BBC

Batizada de “Heart on My Sleeve”, a música foi criada sem conhecimento de nenhum dos dois cantores. Inclusive na descrição da publicação original, nem o nome de Drake ou de The Weeknd foi citado, tendo apenas o nome Ghostwriter como criador.

Heart on My Sleeve foi carregada pela primeira vez nas plataformas Apple Music e no Spotfy no dia 4 de abril, onde Ghostwriter afirmou que “O futuro está aqui”.

A música criada por IA, Heart on My Sleeve é legal?

No sentido de ser interessante, a qualidade da música é alta no geral, onde as partes com Drake foram bem reproduzidas, porém na parte de The Weeknd é possível perceber que algo não está certo. The Weeknd é conhecido pelas grandes alternâncias em seu tom durante as canções, o que pode ser difícil inicialmente para a IA reproduzir com perfeição.

Já no sentido da lei, ainda não existe uma resposta certa sobre as músicas criadas por IA que utilizam vozes de artistas reais. Isso porque as leis que controlam obras artisticas atualmente podem ser interpretadas de forma com que criações consideradas transformadoras e não apenas cópias, são permitidas.

O problema é que essa é uma interpretação subjetiva, onde algumas autoridades podem entender que músicas desse tipo utilizam propriedades de artistas protegidas (voz) legalmente e outras autoridades podem entender que não.

Isso só terá uma resposta certeira quando forem criadas leis definitivas sobre a criação de obras artísticas com inteligência artificial. Enquanto isso, deveremos presenciar mais criações como essa que utilizou as vozes de Drake e The Weeknd.

A UMG, produtora responsável pelos artistas, recentemente tomou algumas medidas quanto a proliferação de músicas que utilizam vozes reais de artistas por IA segundo o Financial Times. Ela pediu que os serviços de streaming, como a Apple e Spotfy, onde a música Heart on My Sleeve foi publica pela primeira vez, para que impeçam que empresas de inteligência artificial tenham os acessos às bibliotecas de música bloqueados.

Essa medida foi feita pois as ferramentas de IA precisam ser treinadas com trechos de vozes reais para que possam serem usadas para a criação de músicas. Sobre isso, um porta-voz da UMG disse que “Temos a responsabilidade moral e comercial com nossos artistas de trabalhar para impedir o uso não autorizado de suas músicas”.

Ele ainda disse que se músicas como essa criada pelo Ghostwriter forem liberadas, existirá um grande dilema entre as empresas e pessoas ligadas com a indústria musical, algumas sendo contra e outras a favor.

Ouça a música Heart on My Sleeve – Drake part. The Weeknd criada por IA

O vídeo original dessa música criada por IA foi removido do canal do Ghostwriter no YouTube a pedido da UMG. Porém outro vídeo foi publicado na conta Digital Mount:

YouTube video

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Índice ↓