Pular para o conteúdo

IA poderá auxiliar a comunicação com animais

Compartilhe esta notícia:

A inteligência artificial (IA) reúne hoje vários recursos que auxiliam as pessoas, que passa pela ajuda na elaboração de projetos para a internet, área da codificação, criação de imagens e muito mais.

Comunicação animal com IA, na foto gato e cachorro
Imagem: FreePik

Porém um assunto que vem chamando a atenção ultimamente, por conta das grandes capacidades da IA, é a possibilidade de seus recursos interpretarem o que os animais “dizem” por meios de padrões.

A linguagem animal é complexa

Entender a linguagem animal não é tão simples porque suas formas de comunicação envolvem vários fatores, como vocalização, posturas corporais e expressões faciais. Existem especialistas em variadas espécies, que são capazes de compreender o provável resultado de muitos desses fatores, como o contentamento ou agressividade por meio de estudos e observação.

Contudo, ainda não é possível dizer que somos capazes de entender todas as variações em cada ação de um animal, como o abanar do rabo de um cão. Nesse caso, é de conhecimento popular que isso significa que ele está feliz, porém os estudiosos entendem que isso vai bem além, podendo significar agressividade, surpresa, ansiedade e outros sentimentos conforme mudanças sutis no abanar do rabo de um cão.

Como podemos ver, cada comportamento animal pode ter diversos significados em cada espécie, conforme pequenas alterações que podem ser difíceis de serem decifradas. Assim, a IA pode ser capaz de compreendê-las e com isso auxiliar especialistas e pessoas comuns.

Projetos de IA na compreensão da comunicação animal

Já existem alguns projetos importantes que visam desenvolver tecnologias de IA para aumentar a compreensão da comunicação animal por nós humanos. Como exemplo disso, posso destacar o Project Cetacean Translation Initiative (Projeto de Iniciativa de Tradução dos Cetáceos, em português) (CETI), que usa aprendizado de máquina, um dos recursos da IA, para compreender a comunicação dos cetáceos, que inclui mamíferos aquáticos, como botos, golfinhos e baleias.

A descrição do projeto mostra bem sobre seu papel, dizendo que “O CETI é uma organização sem fins lucrativos que aplica aprendizado de máquina avançado e robótica de última geração para ouvir e traduzir a comunicação dos cachalotes. Nosso foco de pesquisa está na Dominica, no Caribe Oriental.”.

Além disso, o Earth Species Project (Projeto Espécies Terrestres, em português) (ESP) utiliza IA para decodificar a comunicação animal de variadas espécies. A descrição em seu site diz que “O Earth Species Project é uma organização sem fins lucrativos dedicada ao uso de inteligência artificial para decodificar a comunicação não humana.”.

O futuro da comunicação animal com IA promete

A possibilidade de compreender a comunicação animal pelos humanos com o auxilio da IA poderá ter muitas implicações. Entre as principais delas, será possível melhorar o entendimento de animais de estimação por tutores e facilitar o trabalho de veterinários ou pesquisadores.

O planejado é que a inteligência artificial compreenda não só os comportamentos rotineiros dos animais, como momentos de alegria, mas também identifique sinais de dor, doenças e estresse de forma rápida. Assim, o bem-estar animal pode ser amplamente melhorado.


Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Índice ↓