A China acredita que o mercado de robôs humanóides será um dos principais no futuro próximo. Para dominá-lo, o país já se movimenta para iniciar a produção em massa desses robôs até 2025 e almeja ser o líder mundial do ramo até 2027.
Uma diretriz com nove páginas foi publicado semana passada pelo Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da China (MIIT), em seu site. No documento está escrito que o objetivo da China no setor é de “estabelecer um sistema de inovação de robôs humanóides, fazer avanços em várias tecnologias importantes e garantir o fornecimento seguro e eficaz de componentes essenciais”, com informações de South China Morning Post.
É dito também que os robôs humanóides certamente se tornarão um dos motores de crescimento econômico até 2027 e exige que a China seja um dos principais investidores da área. Para alcançar o planejado, o documento diz que “a inovação tecnológica dos robôs humanóides será significativamente melhorada, um sistema de cadeia de abastecimento industrial seguro e confiável será formado, uma ecologia industrial com competitividade internacional será construída e nossa força abrangente alcançará o nível avançado mundial”.
O país vem de uma crescente no setor da robótica, onde em 2021 ultrapassou os Estados Unidos, ficanto como o quinto país mais automatizado do mundo, conforme Relatório Mundial de Robótica divulgado em 2022 pela Federação Internacional de Robótica.
Robôs humanóides da China serão usados em vários setores
Segundo a recente diretriz da MIIT, a China deve fabricar robôs humanóides para atuarem em diversas áreas importantes, como agricultura, saúde, logística e até mesmo em serviços domésticos. A MIIT informa também que essa inovação será similar das ocorridas com os computadores e smartphones, com o poder de alterar drasticamente a vida da população e alterar padrões de desenvolvimento por todo o mundo.
Um dos destaques da diretriz é que os robôs humanóides são aptos para situações perigosas e adversas, o que diminui o tempo de ação e o risco aos humanos. O MIIT publicou em seu site após a divulgação da diretriz que a China poderia participar da criação de regras internacionais relacionadas com a indústria global de robôs humanóides, com a vantagem de já ter experiência no ramo.
Sou apaixonado pela tecnologia e acompanho de perto as grandes transformações dos computadores, smartphones e demais aparelhos inteligentes. Por isso, estou sempre atrás das novidades na área, especialmente sobre produtos. Aqui no TeorTech, uni essa paixão com meu gosto por escrever, também alimentado pelos quase 15 anos de experiência em criação de sites, para ajudar os visitantes na descoberta tecnológica.
Contato pessoal: