Pular para o conteúdo

Volkswagen: layoff com 800 empregados no Brasil. Fábrica do Polo Track é afetada

Compartilhe esta notícia:

A montadora Volkswagen (VW) irá colocar 800 trabalhadores em layoff (período de inatividade) na fábrica de Taubaté, São Paulo. Essa fábrica é responsável pelo Polo Track, lançado em fevereiro para tomar o papel do Gol, e carro mais vendido do país no mês junho de 2023.

VW Polo Track
Polo Track. Imagem: Volkswagen

Mesmo com as boas vendas, o anúncio do layoff foi feito pela própria empresa, que o iniciará dia 1º de agosto, com previsão de durar de dois até cinco meses. A montadora afirma que essa medida é para que ela se adeque a nova demanda do mercado, e também envolve a taxa Selic.

A VW fez um comunicado oficial direcionado ao Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região (Sindmetau) na quarta-feira (14/07) e também realizou uma assembleia com os empregados da fábrica em questão. Claudio Batista, presidente do Sindmetau enfatizou a taxa Selic com juros de 13,75%, com reforço do sindicato, que culpou a taxa de inviabilizar a venda de carros novos, que é feita em sua maioria por meio de financiamentos.

Desde o começo do ano, a VW estuda a possibilidade do layoff, onde ele foi previsto inicialmente para começar em junho, porém a empresa decidiu esperar como seria a retomada do mercado com os incentivos do governo. Quando o programa Carros Populares foi lançado, a empresa até disse que não adotaria essa estratégia de inatividade dos funcionários esse ano.

Significado de layoff

Layoff é uma estratégia tomada em momentos de crise financeira ou até mesmo enquanto existe grande estoque de produtos. Quando ela é acionada, parte dos funcionários da empresa ficam inativos, porém continuam com vínculo empregatício e recebem uma ajuda financeira, dividida pela empresa e pelo governo.

Essa estratégia evita a demissão em massa e dá tempo para que a empresa tente ajustar suas finanças.


Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *