Pular para o conteúdo

Astronautas caminham na Estação Espacial pela primeira vez em 2023. Assista

Compartilhe esta notícia:

Mann e Wakata realizam a primeira caminhada espacial de 2023 hoje, dia 20 de janeiro. A duração da caminhada é em torno de 6 horas e meia.

Primeira caminhada espacial de 2023
Fonte: NASA

Eles estarão na extremidade da estrutura de treliça de estibordo da Estação Espacial Internacional (ISS / International Space Station) para instalar um kit de modificação que irá conduzir a futura instalação de um painel solar, segundo pessoal da NASA. Essa caminhada faz parte da instalação de seis partes do painel solar na estação espacial, conhecido como iROSA ( ISS Roll Out Solar Array), que irá aumentar a fonte de alimentação do laboratório da mesma.

YouTube video

Até o momento, já foram instalados quatro das seis partes do painel solar, quando todas estiverem em operação, a produção energética da estação espacial irá aumentar de 20% até 30%, segundo a NASA.

Os dois astronautas estão na ISS junto de Josh Cassa da NASA e Anna Kikina, que é uma cosmonauta russa. Todos eles chegaram na estação espacial em outubro de 2022, com a missão Crew-5, realizada pela SpaceX.

Os quatro dividem o espaço da ISS com mais três astronautas, o Frank Rubio da NASA e Sergey Prokopyev e Petelin, da Rússia. Eles chegaram à ISS pela espaçonave russa MS-22 em setembro de 2022 e o retorno à Terra estava programado para março desse ano.

Esse retorno foi adiado porque a nave MS-22 teve um vazamento que comprometeu sua capacidade de voo. Esse vazamento pode ter sido causado por impacto de um micrometeoro ou detritos no espaço. Com isso, a Roscosmos (Agência Espacial Federal da Rússia) planeja enviar uma espaçonave Soyuz sem tripulação para o laboratório orbital em fevereiro para trazer Rubio, Prokopyev e Petelin de volta para a Terra.

Esse retorno porém não ocorrerá em março, como o plano inicial, ele será feito só em setembro, segundo a NASA.


Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *