Pular para o conteúdo

Foguete SpaceX Starship decola mas explode em 2ª tentativa de voo orbital

Compartilhe esta notícia:

O foguete SpaceX Starship decolou aparentemente como o planejado, porém teve problemas para continuar subindo quando atingiu cerca de 33 km de altura.

lançamento Starship
Decolagem do Starship na segunda tentativa de voo orbital. Imagem: SpaceX

Ao alcançar essa altura, o maior e mais poderoso foguete (120 metros de altura e 5.000 toneladas) já fabricado começou à dar voltas no ar e começou a perder altura, até que foi explodido com comando da SpaceX. Isso aconteceu antes que o foguete alcançasse seu objetivo, que ficaria entre os 350 km e 1.400 km de altura.

Essa é a segunda tentativa desse teste, tendo a primeira tentativa de voo orbital do Starship ocorrido dia 17 de abril. O lançamento da segunda tentativa aconteceu por volta das 10:34 da manhã (horário de Brasília), e ocorreu na Starbase, base da SpaceX no Texas, Estados Unidos. Ela foi transmitida ao vivo pelo canal da SpaceX no YouTube.

A explosão do Starship aconteceu acima do Golfo do México após cerca de três minutos no ar, quando o primeiro estágio deveria se separar do Super Heavy, para que ele continuasse subindo até seu objetivo.

Elon Musk se pronunciou pouco após a explosão, e deu os parabéns para a equipe da SpaceX, além de informar que o próximo lançamento teste não será imediato.

“Parabéns equipe @SpaceX pelo emocionante lançamento de teste da Starship! Aprendi muito para o próximo lançamento de teste em alguns meses.”

A SpaceX também se manifestou e explicou que a tentativa de voo orbital do Starship de hoje, mesmo que não concluída como o planejado, serviu para aumentar a possibilidade de vida multiplanetária.

“Com um teste como este, o sucesso vem do que aprendemos, e o teste de hoje nos ajudará a melhorar a confiabilidade da Starship enquanto a SpaceX busca tornar a vida multiplanetária.”

Assista ao lançamento do Starship de 20/04 na íntegra:

YouTube video

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *