Pular para o conteúdo

SpaceX deve fazer primeiro teste da Starship na segunda-feira (17/04)

Compartilhe esta notícia:

A Administração Federal de Aviação (FFA), agência de transporte do governo dos EUA, emitiu uma licença à SpaceX para teste de voo orbital da Starship, que deve acontecer na segunda-feira (17/04). Em seu site, a empresa de voo espacial disse que uma janela de teste de 150 minutos iniciará às 7h CST (9h no horário de Brasília).

Foguete Starship
Foguete Starship. Imagem: SpaceX

“Depois de um processo abrangente de avaliação de licença, a FAA determinou que a SpaceX atendeu a todos os requisitos de segurança, meio ambiente, política, carga útil, integração do espaço aéreo e responsabilidade financeira”, informou o governo estadunidense em comunicado na sexta-feira (14/04).

Esse teste marcará a primeira vez que o booster Super Heavy e o segundo estágio (Starship) voarão juntos. Segundo o planejado, o primeiro o estágio irá se separar após três minutos da decolagem. Com isso o propulsor e o segundo estágio mergulharão no Golfo e no Oceano Pacífico, respectivamente. Dessa vez a SpaceX não irá recuperar esses equipamentos.

Como esse é o primeiro voo do Super Heavy junto da Starship, a SpaceX não prometeu nada especial. Esse teste deverá servir não para impressionar, mas para máxima coleta de dados de voo para então implementar o sistema Starship.

“Com um teste como este, o sucesso é medido pelo quanto podemos aprender, o que informará e melhorará a probabilidade de sucesso no futuro, à medida que a SpaceX avança rapidamente no desenvolvimento do Starship”, informa a SpaceX em seu site.

A falta de autorização para testes de voos orbitais da Starship era o maior obstáculo para a SpaceX evoluir seus voos espaciais comerciais de forma gigantesca. Esse é o foguete mais potente já construído e que poderá transportar de 100 até 150 toneladas para órbita. Como comparação, o atual foguete comercial mais usado pela SpaceX é o Falcon 9, que tem capacidade de carga de aproximadamente 23 toneladas.

Para levar todo esse peso para órbita, a Starship tem 33 motores Raptor, que geram mais de 7,5 milhões de quilos de empuxo no lançamento.


Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *