Pular para o conteúdo

Índia publica imagens do polo sul da Lua (lado oculto). Pouso será dia 23 de agosto

Compartilhe esta notícia:

A sonda Chandrayaan-3 da Índia testou sua ótica de pouso com imagens do polo sul da Lua, conhecido como lado oculto lunar. As fotos foram divulgadas na rede social X pelo perfil oficial da Organização Indiana de Pesquisa Espacial (ISRO) na segunda-feira (21).

foto polo sul da lua por india
Foto do polo sul da Lua. Imagem: ISRO

No total são quatro imagens, registradas no sábado (19) e tem detalhes da geologia da Lua, como crateras de impacto com sombras e mares lunares (mares de lava lunar resfriada). Essa região é conhecida como lado oculto lunar porque ela nunca fica de frente para a Terra. Isso se dá por conta do bloqueio de maré, com a gravidade da Terra diminuindo a rotação do satélite natural durante bilhões de anos. Uma rotação da Lua em seu eixo leva o mesmo tempo para orbitar a Terra.

Essas fotos foram feitas pela Câmera de Prevenção e Detecção de Perigo da sonda Chandrayaan-3 (LHDAC). Esse dispositivo foi desenvolvida para auxiliar a o módulo de pouso Vikram chegar em um local de pouso seguro.

“Esta câmera que auxilia na localização de uma área de pouso segura – sem pedregulhos ou trincheiras profundas”, escreveu a ISRO.

O pouso da Chandryaan-3 na Lua deve acontecer na quarta-feira (23) as 9:34 da manhã, no horário de Brasília. O local para que isso aconteça está a 69,37 graus de latitude sul e 32,35 graus de longitude leste, próximo do polo sul da Lua. Uma transmissão ao vivo da tentativa iniciará 45 minutos antes, conforme informou a ISRO.

A Índia pretende ser a primeira nação a fazer um pouso suave próximo do polo sul lunar, e até dias atrás, estava em uma verdadeira corrida contra a Rússia, que teve os planos frustrados com a falha da sonda Luna-25, que se chocou com o solo da Lua.

Não é a primeira vez que a Índia envia uma sonda para a Lua. Em 2019 a Chandrayaan-2 teve falhas durante o último trecho do pouso e sofreu uma queda brusca no solo lunar. A Chandrayaan-2 foi lançada dia 14 de julho, chegando à órbita lunar dia 5 de agosto. Após isso, ela fez várias queimas de motor para circular em sua órbita.


Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *