Pular para o conteúdo

Sonda lunar da Índia envia fotos e vídeos do polo sul da Lua

Compartilhe esta notícia:

A Organização Indiana de Pesquisa Espacial (ISRO) publicou fotos e vídeos feitos pelo rover lunar Pragyan após realizar pouso suave junto da sonda Chandrayaan-3 no polo sul da Lua, na quarta-feira (23 de agosto) da semana passada.

Rover indiano Pragyan no polo sul da Lua
Imagem: ISRO

As imagens foram postadas na rede social X, sendo registradas após o rover se separar da sonda. Elas contém fotos e vídeos do próprio rover, instrumentos da missão e o solo do satélite natural. O primeiro vídeo gravado pelo rover foi publicado na sexta-feira (25 de agosto) e o mostra se separando de Chandrayaan-3 por uma rampa até chegar na superfície lunar.

“Veja como a câmera Lander Imager [que gera imagens] capturou a imagem da lua pouco antes do pouso.” , “… e aqui está como o Rover Chandrayaan-3 desceu do Lander até a superfície lunar.”, escreveu a ISRO na publicação feita no X.

A agência espacial da Índia escreveu mais tarde escreveu que “Todos os movimentos planejados do Rover foram verificados. O Rover percorreu com sucesso uma distância de cerca de 8 metros. As cargas úteis do Rover LIBS e APXS estão ATIVADAS. Todas as cargas úteis no módulo de propulsão, módulo de pouso e rover estão funcionando nominalmente.”.

Já no sábado (26) foi publicado um vídeo feito pelo módulo de pouso e que mostra o rover se movimentando até quase sair do campo de visão da câmera.

“O que há de novo aqui? O rover Pragyan vagueia pelo ponto Shiv Shakti em busca de segredos lunares no Pólo Sul!”, escreveu a agência.

Já nesta manhã (28), a ISRO postou duas fotos de quando o rover se deparou com uma cratera grande na Lua e realizou correção de seu trajeto.

“Em 27 de agosto de 2023, o Rover encontrou uma cratera de 4 metros de diâmetro posicionada 3 metros à frente de sua localização. O Rover foi ordenado a refazer o caminho. Agora está caminhando com segurança para um novo caminho.”, explica a ISRO.


Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *