Pular para o conteúdo

NASA envia monitor de poluição para análises precisas

Compartilhe esta notícia:

A NASA lançou um aparelho para monitorar a qualidade do ar na Terra de forma muito precisa. O nome desse monitor é TEMPO (Tropospheric Emissions Monitoring of Pollution / Monitoramento de Emissões Troposféricas de Poluição) e ele irá verificar os poluentes nocivos, como dióxido de nitrogênio e fomaldeído que vagam no ar.

lançamento satélite TEMPO
Imagem: NASA

O TEMPO foi lançado pelo foguete Facon 9, da SpaceX, da Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral. Seu lançamento foi um sucesso, onde o satélite atmosférico teve a separação do foguete sem nenhum imprevisto.

Esse primeiro monitor fica em órbita geoestacionária fixa acima do Equador e verifica a qualidade do ar sobre a América do Norte a cada hora. Esta forma de verificar a qualidade do ar deve ser bem mais efetiva do que as atuais, pois a verificação é realizada em áreas de aproximadamente 161 quilômetros.

A previsão é que o TEMPO será capaz de medir precisamente, podendo alcançar até mesmo os bairros. Com isso, ele poderá medir a qualidade do ar em nível macro e micro. Esse satélite monitor irá propiciar formas de medição interessantes, como a alteração da poluição em datas comemorativas, horários específicos, engarrafamentos, em incêndios e mais.

O TEMPO irá iniciar seu monitoramento no fim de maio ou começo de junho, segundo a NASA.


Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *